Transporte Público de Campinas registra 24% de ótimo e bom no 4º trimestre
- INDSAT
- 7 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
4ºTrimestre/2018

No último 4º trimestre de 2018, o Transporte Público de Campinas registrou 24% de “ótimo” e “bom”, 33% de “regular” e 43% de “ruim” e “péssimo”. O resultado mostra que o serviço prestado tem Grau Médio de Satisfação. A pesquisa foi realizada pela INDSAT. A rede de Transporte Público da cidade é gerenciada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

O levantamento mostrou que pessoas com mais de 50 anos de idade são as mais satisfeitas com o Transporte Público de Campinas, enquanto moradores de 16 a 30 anos são os menos satisfeitos. Ao levar em conta apenas a escolaridade dos entrevistados, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Fundamental e menor entre moradores com Ensino Médio.

Com 510 pontos em 1.000 possíveis, grau de satisfação é médio
Para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, foram entrevistados 400 moradores em Campinas.
O levantamento mostrou que o Transporte Público de Campinas recebeu 510 pontos neste 4º trimestre. Os segmentos analisados pela INDSAT recebem índices entre 200 a 1.000 pontos. Com esse resultado, o serviço de transporte foi classificado com Grau Médio de Satisfação.
O número é muito semelhante aos registrados nos levantamentos anteriores em Campinas. Em 2017, o segmento registrou entre 508 e 541 pontos. Já em 2018, os números ficaram entre 510 e 572 pontos. O Transporte Público de Campinas sempre recebeu Grau Médio de Satisfação.

Além das 10 maiores cidades do Estado, a INDSAT analisa os índices de satisfação nas 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba e em 15 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
No último mês, a INDSAT começou a divulgar os primeiros resultados da pesquisa eleitoral nos municípios. O instituto vai acompanhar a movimentação político-eleitoral até as Eleições Municipais de 2020.
Foto: Câmara Municipal de Campinas