Rio Claro alcança Alto Grau de Satisfação em Transporte Público pela primeira vez
- INDSAT
- 18 de out. de 2018
- 2 min de leitura
3ºTrimestre/2018

O Transporte Público de Rio Claro alcançou Alto Grau de Satisfação pela primeira vez em toda a série histórica da INDSAT. O levantamento realizado no 3º trimestre apontou que, desde quando o Aglomerado Urbano Piracicaba passou a fazer parte da cobertura do instituto, Rio Claro atingiu maior índice de satisfação no setor.
Neste levantamento, o Transporte registrou 673 pontos pelos critérios da INDSAT. O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos segmentos que recebem entre 650 e 799 pontos. Nos trimestres anteriores, o serviço dos ônibus públicos haviam se enquadrado em Grau Médio de Satisfação, classificação concedida aos setores que registram entre 500 e 649 pontos.
Durante o 4º trimestre do ano passado, a pontuação do Transporte chegou a 590 pontos. No levantamento seguinte, o índice cresceu para 605 pontos. Já no 2º trimestre o setor alcançou 632 pontos. Os levantamentos mostram que a satisfação com os ônibus vem melhorando gradativamente ao longo do ano.

Serviço prestado pela Rápido São Paulo recebeu 56% de ótimo e bom
Para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Foram entrevistados 400 moradores em Rio Claro.
O Transporte Público da cidade, portanto, registrou 56% de “ótimo” e “bom”, 27% de “regular” e 17% de “ruim” e “péssimo”. Mais da metade dos entrevistados estão satisfeitos com o serviço público, hoje prestado pela empresa Rápido São Paulo.

Além do Transporte Público, outros seis setores receberam Alto Grau de Satisfação em Rio Claro. A INDSAT analisa os índices de satisfação de 16 serviços públicos ao todo.
As 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e os 10 maiores municípios do Estado de São Paulo também fazem parte da cobertura trimestral da INDSAT.
Foto: Reprodução (TV Claret)