Mesmo com queda no índice, Iluminação Pública está entre os 4 melhores serviços públicos de Santa Bá
- INDSAT
- 12 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
3ºTrimestre/2018

A Iluminação Pública Municipal de Santa Bárbara d’Oeste recebeu Alto Grau de Satisfação neste 3º trimestre. O levantamento realizado pela INDSAT mostra que o serviço apresentou queda no índice de satisfação, mas ainda está entre os quatro melhores serviços da cidade.
O serviço prestado pela Ilumitech Construtora recebeu 726 pontos neste trimestre. Apesar de alto, esse não é o maior índice já registrado no município. Logo no início do ano passado, a pontuação chegou a 758 pontos.
No 2º trimestre de 2017, porém, o índice de satisfação começou a cair e a Iluminação Pública fechou o ano com 732 pontos, menor marca registrada até então. Mesmo assim, a pontuação obtida no final de 2017 foi maior que a registrada no levantamento atual.
Durante a primeira metade de 2018, o índice de satisfação chegou a 746 pontos no 1º trimestre e a 730 pontos no 2º trimestre. A pontuação do 3º trimestre, portanto, é a menor já registrada pela INDSAT.

O instituto de pesquisas também analisa o perfil dos moradores mais satisfeitos com a Iluminação Pública. Quando a faixa etária dos entrevistados é levada em conta, por exemplo, a aprovação é maior entre pessoas que possuem mais de 50 anos de idade. Ao analisar apenas a escolaridade dos entrevistados, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Fundamental.

71% dos entrevistados estão satisfeitos com a Iluminação
A INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos. Foram entrevistados 400 moradores.
A Iluminação Pública de Santa Bárbara d’Oeste recebeu 71% de “ótimo” e “bom”, 20% de “regular” e 9% de “ruim” e “péssimo”. No 1º trimestre do ano passado, “ótimo” e “bom” somavam 83%.

A INDSAT também analisa os índices de satisfação de outros 15 serviços públicos além da Iluminação. As 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e 12 municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba fazem parte da cobertura trimestral do instituto.
Foto: Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste