Insatisfação com a Educação cresce em São Pedro
3ºTrimestre/2018
Serviço é apenas o 11º melhor avaliado no município
São Pedro apresentou sua terceira queda consecutiva no segmento de Educação Pública neste 3º trimestre. O levantamento realizado pela INDSAT revelou que, apesar do Alto Grau de Satisfação, a área da Educação da cidade está piorando em relação aos meses anteriores.
A cidade, pertencente ao Aglomerado Urbano Piracicaba, começou a fazer parte das pesquisas da INDSAT no último trimestre do ano passado. Na época, a Educação Pública Municipal recebeu 699 pontos. O índice era considerado alto.
Já no levantamento seguinte, o índice caiu para 688 pontos. A área continuou caindo no 2º trimestre do ano, quando a Educação obteve 678 pontos. Agora, o índice é o menor já registrado pela INDSAT: 657 pontos.
Dos 16 serviços públicos analisados no município pela INDSAT, a Educação Pública Municipal está na 11ª posição. A área está atrás de setores como Iluminação, Merenda e Limpeza, por exemplo. O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos segmentos que conquistam entre 650 e 799 pontos.
O levantamento também mostrou que a insatisfação é maior entre pessoas com mais de 50 anos de idade. Ao segmentar os entrevistados de acordo com o grau de escolaridade, moradores com Ensino Fundamental são os que mais reprovam a Educação Pública Municipal de São Pedro.
Índice de satisfação é calculado a partir de metodologia exclusiva
A INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos. Foram entrevistados 400 moradores em diversos pontos da cidade.
A Educação Pública Municipal recebeu 48% de “ótimo” e “bom”, 39% de “regular” e 13% de “ruim” e “péssimo”. Quase metade dos entrevistados estão satisfeitos com o setor. No entanto, “ótimo” e “bom” já chegaram a somar 51% no 4º trimestre do ano passado.
Além das 12 cidades da região de Piracicaba, a INDSAT também realiza pesquisas nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas. Neste mês, o instituto começou a divulgar os primeiros resultados das Eleições Municipais 2020.
Foto: reprodução (Google Maps)