Satisfação com a Coleta se mantém alta em São Paulo
- INDSAT
- 9 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
3ºTrimestres/2018
Serviço prestado recebeu 661 pontos no 3º trimestre

A Coleta de Lixo de São Paulo foi contemplada com Alto Grau de Satisfação novamente no 3º trimestre. A pesquisa foi realizada pela INDSAT e mostrou que a situação do segmento encontra-se equilibrada.
Durante 2017, o serviço prestado pelas empresas Loga e Ecourbis receberam entre 653 e 712 pontos. Enquanto os maiores índices foram alcançadas na primeira metade do ano, as pontuações menores foram registradas durante o segundo semestre de 2017. Mesmo assim, o segmento sempre recebeu Alto Grau de Satisfação.
Enquanto a empresa Loga é responsável por realizar os serviços de coleta nas zonas Norte e Oeste e Centro, a Ecourbis atua nas áreas da Zona Sul e maior parte da Zona Leste.
Em 2018, a Coleta de Lixo iniciou o ano apresentando queda. No 1º trimestre, o serviço obteve 665 pontos. O índice caiu mais duas vezes até chegar na pontuação atual, de 661 pontos.

O setor é o melhor avaliado na cidade. Ao todo, a INDSAT analisa 16 serviços públicos prestados em São Paulo. Os moradores julgam segmentos como Educação, Transporte, Saúde, Abastecimento e Qualidade da Água.
A INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para calcular o índice de satisfação dos serviços públicos.
Desta vez, a Coleta de Lixo de São Paulo recebeu 53% de “ótimo” e “bom”, 32% de “regular” e 15% de “ruim” e “péssimo”. Mais da metade dos paulistanos estão satisfeitos com o serviço prestado.

O levantamento também mostra que o índice de satisfação é maior entre pessoas que têm mais de 50 anos de idade e entrevistados com Ensino Fundamental.

De acordo com informações da Prefeitura de São Paulo, a cidade possui três aterros sanitários destinados aos resíduos domiciliares. O Aterro Sanitário Caieiras e o CDR Pedreira são privados. Já o Central de Tratamento de Resíduos Leste funciona como concessão da Ecourbis.
A INDSAT analisa os serviços públicos de 36 municípios, divididas em três grupos: Aglomerado Urbano Piracicaba, Região Metropolitana de Campinas e 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Os resultados são divulgados trimestralmente. Nos últimos meses, o instituto começou a divulgar os primeiros resultados para a corrida eleitoral 2020.
Foto: Prefeitura de São Paulo