Com 404 pontos, São Paulo tem Baixo Grau de Satisfação em Segurança Pública
- INDSAT
- 8 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
4ºTrimestre/2018

Não é de se espantar que a capital paulistana recebeu Baixo Grau de Satisfação em Segurança Pública mais uma vez. Com 404 pontos, São Paulo está entre as três piores cidades no ranking do segmento em satisfação. O levantamento foi realizado pela INDSAT no 4º trimestre de 2018.
A Segurança Pública de São Paulo nunca registrou índices superiores a 447 pontos. De 2017 para cá, o segmento registrou seu menor índice no 3º trimestre de 2018, quando a área analisada somou 349 pontos e recebeu Baixíssimo Grau de Satisfação.
Em 2017, os índices variaram entre 391 e 447 pontos. A Segurança Pública também chegou a apresentar 437 pontos no 1º trimestre de 2018. Atualmente, o segmento em questão é o 4º pior avaliado na cidade. Ao todo, 16 serviços públicos são pesquisados pela INDSAT.

A análise realizada pela INDSAT busca compreender qual é a percepção dos moradores em relação a sensação de segurança para os moradores da cidade.
O setor também pode ser relacionado com outras áreas também estudadas na cidade, como Geração de Empregos, Qualidade de Vida e Saúde Pública, por exemplo. Vale destacar que a Guarda Municipal é avaliada separadamente pelo instituto.
A pesquisa também segmentou os moradores a partir do perfil dos entrevistados. Quando a faixa etária dos paulistanos é analisada, a satisfação é menor entre pessoas de 31 a 50 anos de idade e maior entre pessoas com mais de 50 anos.
Ao levar em conta apenas a faixa etária dos entrevistados, moradores com Ensino Superior são os que mais aprovam a Segurança Pública. Já pessoas com Ensino Fundamental são as que mais reprovam o segmento. Entre o sexo masculino e feminino, o estudo mostra que as mulheres são as menos satisfeitas.

Aprovação é de apenas 11%
O cálculo do índice de satisfação é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 600 moradores foram entrevistados na pesquisa.
Do total de entrevistados, 11% disseram que a Segurança Pública é “ótima” ou “boa” e 26% responderam que é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam somam 16%.

Além de estudar os índices de satisfação dos serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e nos 15 maiores municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a INDSAT também realiza pesquisas trimestrais em 12 cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba.
Em janeiro deste ano, a INDSAT começou a divulgar os primeiros resultados da corrida eleitoral para o ano que vem. O intuito é promover o debate e o interesse pelo tema, acompanhando a movimentação político-eleitoral até as Eleições Municipais de 2020.
Comments