Cultura de São Paulo é a melhor entre as 10 maiores do Estado
1ºTrimestre/2019
São Paulo está na liderança do ranking de Cultura entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT no 1º trimestre de 2019. A área cultural paulistana registrou 648 pontos e está a dois pontos de obter Alto Grau de Satisfação.
O levantamento apontou que o índice obtido neste trimestre é muito semelhante ao registrado no 1º trimestre de 2017. Naquela época, a cidade havia alcançado 649 pontos. Em levantamentos seguintes, o segmento registrou de 552 a 568 pontos.
Em 2018, o índice cresceu duas vezes consecutivas e a cidade alcançou 621 pontos, sempre com Grau Médio de Satisfação.
Enquanto o Grau Médio de Satisfação é a classificação exclusiva dos segmentos que recebem entre 500 e 649 pontos, o Alto Grau de Satisfação se refere aos setores que atingem entre 650 a 799 pontos ou mais.
Os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação a qualidade dos serviços públicos. O cálculo de satisfação é realizado a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”. Ao todo, 16 áreas diferentes são analisadas trimestralmente no município.
Do total de entrevistados, 45% disseram que a Cultura paulistana é “ótima” ou “boa” e 37% responderam que é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 18%. Quase metade dos entrevistados aprovam o setor.
A pesquisa também mostrou o perfil dos entrevistados mais satisfeitos com a Cultura de São Paulo. A aprovação é maior entre pessoas com mais de 50 anos de idade, quando analisada apenas a faixa etária dos moradores. Ao levar em conta apenas a escolaridade dos moradores, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Superior.
As 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba fazem parte das pesquisas trimestrais da INDSAT. O instituto também acompanha a movimentação política para as Eleições Municipais de 2020 até outubro do ano que vem.
Foto: Secretaria da Cultura (Governo do Estado)