Governo Doria é reprovado por 25%; gestão de Bolsonaro tem 33% de reprovação no Estado de São Paulo
Levantamento foi realizado em 36 cidades do Estado de São Paulo
3º trimestre/2019
Foto: Divulgação
Pesquisa realizada pela INDSAT no 3º trimestre de 2019 mostrou que o governo de João Doria (PSDB) tem 25% de reprovação no Estado de São Paulo. Para 42% dos entrevistados, a gestão do tucano está “regular”. “Ótimo” e “bom” somam 34%. O levantamento foi realizado em 36 cidades do Estado, com margem de erro de 0,78%. Ao todo, 16.400 pessoas foram entrevistadas.
A partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o índice de satisfação com as gestões estadual e federal.
A escala vai de 200 a 1.000 pontos. O governo de João Doria recebeu 593 pontos neste trimestre e foi classificado com Grau Médio de Satisfação. Esta é a menor pontuação desde o início do mandato. No primeiro levantamento realizado em 2019, o governo recebeu Alto Grau de Satisfação. A aprovação começou a cair a partir do levantamento seguinte.
Avaliação do governo Bolsonaro
No Estado de São Paulo, 33% reprovam a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Avaliações “regulares” somaram 27%. A aprovação é de 40%.
Assim como a gestão estadual, o governo Bolsonaro também recebeu índice mediano em satisfação. Com 590 pontos, a gestão federal também apresentou seu pior resultado em satisfação desde o início de 2019. Os resultados de 2018 se referem ao mandato do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Além de avaliar a satisfação com as gestões estadual e federal, a INDSAT também analisa os serviços públicos de 36 municípios espalhados pelo Estado de São Paulo. As 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas, as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba estão dentro da cobertura da INDSAT.