Limpeza Pública de Leme tem 44% de ótimo e bom; ruim e péssimo somam 26%
4º trimestre | 2019
Foto: Divulgação | Prefeitura de Leme
Em pesquisa realizada pela INDSAT em Leme durante o 4º trimestre de 2019, a Limpeza Pública recebeu 44% de “ótimo” e “bom”, 30% de “regular” e 26% de “ruim” e “péssimo”. Levando em conta os cálculos da INDSAT, o resultado mostra que a satisfação é mediana.
Os 400 moradores entrevistados avaliam a qualidade dos serviços públicos prestados levando em conta os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
Ao final dos levantamentos, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o índice de satisfação de cada um dos 16 serviços públicos analisados. Educação, Saúde, Transporte, Segurança, Guarda Municipal e Cultura são avaliados trimestralmente.
Para verificar se houve melhora em satisfação com as áreas do município, a INDSAT estabelece uma pontuação entre 200 a 1.000 pontos. O grau de satisfação pode ser Baixíssimo, Baixo, Médio, Alto ou de Excelência.
No caso de Leme, cidade que começou a fazer parte das pesquisas da INDSAT no último trimestre de 2017, a Limpeza Pública apresentou Grau Médio de Satisfação na maioria dos levantamentos. O Alto Grau foi conquistado no 3º trimestre do ano passado.
Em 2018, por exemplo, os índices não ultrapassaram os 632 pontos. Já em 2019, as pontuações ficaram entre 527 e 653 pontos. Atualmente, a pontuação é de 629 pontos.
O Grau Médio de Satisfação é atribuído aos setores que registram entre 500 e 649 pontos. Já o Alto Grau de Satisfação se refere aos segmentos que recebem entre 650 e 799 pontos.
Além de analisar o grau de satisfação com os serviços públicos, a INDSAT acompanha a movimentação política para as Eleições Municipais de 2020. As 10 maiores cidades do Estado, as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba fazem parte das pesquisas.