Qualidade de Vida tem Alto Grau de Satisfação em Itatiba
- INDSAT
- 27 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
4º trimestre/2019

Foto: Divulgação
A Qualidade de Vida da cidade de Itatiba conseguiu Alto Grau de Satisfação no 4º trimestre de 2019. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT. O setor registrou 702 pontos. O resultado não é novidade, já que a área apresenta índices satisfatórios desde o início de 2017.
Com esse segmento, a INDSAT busca entender a percepção dos moradores em relação à Qualidade de Vida na cidade. O setor é analisado separadamente de áreas como Geração de Empregos, Cultura e Educação, por exemplo.
Em Itatiba, a Qualidade de Vida sempre recebeu Alto Grau de Satisfação (650 a 799 pontos). Em 2017, o segmento atingiu 699 pontos. Já em 2018, os índices de satisfação oscilaram entre 667 e 676 pontos.
No último trimestre de 2019, a Qualidade de Vida registrou seu maior índice de satisfação: 702 pontos. Além disso, o segmento está entre as 7 melhores áreas avaliadas em Itatiba.
Ao todo, os moradores avaliam 16 serviços públicos e áreas do município. Ao final do levantamento, a INDSAT estabelece o índice de satisfação. A pontuação varia de 200 a 1.000 pontos.

Com pouco mais de 120 mil habitantes, Itatiba está a aproximadamente 86 km da capital paulista. O município faz limite com Vinhedo e Valinhos, cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) também pesquisadas pela INDSAT. Atualmente, o prefeito de Itatiba é Douglas Augusto (PPS).
O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 400 pessoas em Itatiba.
Para 56% dos entrevistados, a Qualidade de Vida encontra-se “ótima” ou “boa”. Avaliações regulares somam 37%. A reprovação é de 8%.

A INDSAT continua acompanhando a movimentação política dos possíveis candidatos às Eleições Municipais de 2020. O instituto vai divulgar os resultados trimestrais até outubro deste ano.
Além da RMC, também fazem parte da cobertura da INDSAT: as 10 maiores cidades do Estado e 12 municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba.