Qualidade da Água é o 2º melhor serviço avaliado em Sorocaba
4º trimestre/2019
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Sorocaba
Pesquisa realizada no 4º trimestre de 2019 pela INDSAT aponta que a Qualidade da Água é o 2º melhor serviço avaliado em Sorocaba. Sob responsabilidade da SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o setor alcançou 754 pontos e Alto Grau de Satisfação.
Os levantamentos trimestrais do instituto apontam que a Qualidade da Água recebe índices satisfatórios desde o início de 2017. Apesar de nunca ter conquistado Grau de Excelência — maior classificação atribuída pela INDSAT —, segmento também não apresentou índices medianos em nenhum dos trimestres.
O Alto Grau de Satisfação se refere aos setores que registram de 650 a 799 pontos. Como os índices da Qualidade da Água de Sorocaba oscilaram entre 729 e 764 pontos ao longo dos anos, o serviço prestado é satisfatório para os moradores.
Os resultados refletem exclusivamente a opinião dos entrevistados em relação aos serviços prestados. Ao todo, 600 pessoas são entrevistadas. O índice é calculado a partir de uma metodologia exclusiva da INDSAT, que leva em conta os critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
Em Sorocaba, 65% disseram que a Qualidade da Água está “ótima” ou “boa” e 25% responderam que está “regular”. A reprovação é de 10%. Mais da metade estão satisfeitos com o serviço.
A INDSAT também acompanha a movimentação política para as Eleições Municipais de 2020. Até outubro do ano que vem, o instituto vai divulgar os resultados trimestrais de satisfação.
Trinta e seis cidades fazem parte da cobertura da INDSAT, sendo as 15 maiores da Região Metropolitana de Campinas, as 10 maiores do Estado de São Paulo e os 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.