76,5% aprovam a Qualidade da Água em Santo André
- INDSAT
- 24 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de mar.
Nos índices de satisfação, segmento está mais de 70 pontos acima da média das Grandes Cidades
NOVEMBRO DE 2024 - CIDADE DE GRANDE PORTE

A Qualidade da Água de Santo André registrou avaliações elevadas na INDSAT. O setor recebeu 739 pontos no final de 2024, com Alto Grau de Satisfação no levantamento. A pontuação indica que o desempenho do setor de Santo André está 72 pontos acima da média das Grandes Cidades, com 667 pontos. Avaliado em 3º lugar no ranking doméstico, a Qualidade da Água mantém o Alto Grau há 4 anos, indicando avaliações superiores há 2 anos consecutivos. Em todo período entre novembro de 2020 a novembro de 2024, a maior pontuação do setor foi registrada em janeiro de 2024, com 786 pontos na INDSAT.

Nas avaliações positivas, 76,5% dos entrevistados disseram aprovar a Qualidade da Água. O patamar está entre os mais altos obtidos na cidade, representando a soma de 4,2% de ótimo e 72,3% de bom.
A rejeição indicou 7,3% de avaliações negativas, divididas entre 3,2% de ruim e 4,1% de péssimo. O indicador atual reflete aumento em relação aos dados obtidos no início de 2024, quando o setor registrou 3,5% de rejeição. Os números indicam exclusivamente a percepção dos 600 moradores entrevistados pela INDSAT, analisados sob margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.
Entre as novidades no setor já em 2025, a Secretaria de Assistência Social de Santo André e a Sabesp têm realizado a atualização dos cadastros dos moradores no sistema "Cadastro Único". A atualização tem como objetivo identificar os moradores que estão aptos para a tarifa social de água e esgoto, ou seja, aqueles que possuem o benefício de 50% de desconto na conta de água e esgoto na CGP. O programa oferece condições especiais para famílias de baixa renda.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2025 é de que Santo André alcance 778.711
Commentaires