83,9% aprovam a Iluminação Pública de Hortolândia
Resultado é 13,7% mais elevado que a pesquisa anterior, realizada no final do 1º semestre
DEZEMBRO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE
Com a aprovação mais elevada de 2024 e avanço de 13,7% em relação à pesquisa anterior, a Iluminação Pública de Hortolândia obteve 83,9% de avaliações positivas no levantamento INDSAT realizado em dezembro deste ano. O aumento é referente aos dados obtidos em junho de 2024, quando 70,2% dos moradores disseram aprovar o serviço na Cidade de Médio Porte. Atualmente, 8,8% classificam a Iluminação como ótima e 75,1% como boa.
A rejeição indicou 4% de avaliações dos entrevistados, soma de 1,8% de ruim e 2,3% de péssima. O resultado representa metade da rejeição observada em junho, quando 8% dos moradores reportaram avaliações negativas sobre o setor. A metodologia da pesquisa considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Na análise geral, a Iluminação ocupou o 1º lugar no ranking doméstico de Hortolândia, considerando os 16 serviços públicos da CMP. Com 773 pontos e Alto Grau de Satisfação, a Iluminação superou a média das CMPs, de 739 pontos. A nota é a mais alta registrada na cidade ao longo de 2024. O serviço permanece no Alto Grau de Satisfação INDSAT há 4 anos.
De acordo com a prefeitura, "sete praças nas regiões da Vila Real, Vila Real Santista, Parque Orestes Ôngaro e Parque Bellaville receberam luminárias de LED modernas, garantindo mais segurança, conforto e economia para toda a população". Também foram instalados 16 novos postes na CMP.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Hortolândia alcance 239.765 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP)
Comments