90,5% dos moradores se sentem satisfeitos morando em Itapira
Total positivo é formado por 4,3% de "muito satisfeitos" e 86,3% de "satisfeitos"
1º SEMESTRE DE 2024 - CIDADE DE PEQUENO PORTE
Levantamento realizado em Itapira, Cidade classificada como Pequeno Porte nos parâmetros INDSAT (até 100 mil habitantes) revelou que 90,5% dos moradores entrevistados se sentem satisfeitos residindo na CPP. O total é formado por indicadores de 4,3% de "muito satisfeito" e 86,3% de "satisfeito", chegando ao número expressivo da maioria dos moradores participantes da pesquisa, todos maiores de 16 anos.
Os resultados também mostram que 9,6% tem a percepção contrária, isto é, 9,3% estão insatisfeitos enquanto 0,3% estão muito insatisfeitos.
Na análise dos últimos meses, considerando o período entre março de 2023 a junho deste ano, a percepção positiva dos moradores se manteve elevada nas pesquisas INDSAT. Com exceção de junho de 2023 (87%) e março de 2024 (88,3%), os demais meses indicaram resultados acima dos 90% na cidade, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Já entre os moradores agrupados por gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião no estudo mais recente, todos os grupos chegaram aos 80% nos indicadores de satisfeito e/ou muito satisfeito.
No cenário geral, o que mais preocupa os entrevistados é a Saúde, chegando a representatividade de 23,8% entre os problemas da cidade.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.
Comments