Abastecimento de Água de São Paulo registra queda expressiva na aprovação
Serviço da capital teve queda na aprovação de 63,2% para 53,9% de ótimo e bom
NOVEMBRO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE
Levantamento realizado pela INDSAT em São Paulo (Cidade de Grande Porte – CGP) na primeira semana de novembro mostrou queda expressiva nos índices de aprovação do Abastecimento de Água na cidade. Com diferença na casa dos nove pontos percentuais, as avaliações positivas caíram de 63,2% em maio para 53,9% em novembro, registrando 2,1% de ótimo e 51,8% de bom.
A rejeição do setor, que havia atingido patamares significativamente baixos em maio (6,9%), voltou a subir em novembro de 2021, alcançando 17,4% e se aproximando das taxas mais elevadas observadas no final do ano anterior, de 21,7%. Participaram do estudo 600 moradores maiores de 16 anos. Os dados consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
Entre todas as mudanças observadas nas avaliações do Abastecimento, uma das mais relevantes foi a pontuação da CGP: apesar de manter o Alto Grau de Satisfação, a somatória caiu de 715 pontos em maio para 664 pontos em novembro, se classificando abaixo da média das CGPs. Porém, mesmo com todas as tendências de queda pontuadas nos últimos meses, o serviço foi classificado como 3º melhor da cidade entre os 16 setores públicos avaliados pela INDSAT, abaixo apenas da Qualidade da Água e da Coleta de Lixo.
De acordo com dados divulgados no dia 19 de novembro pela Sabesp (Sistema de Abastecimento do Estado de São Paulo), o Sistema Cantareira, principal fornecedor de água para a região, opera com apenas 26,3% de seu volume operacional, assim como o reservatório do Alto Tietê, com 38% da sua capacidade. Segundo dados da Sabesp, para comparação, no dia 19 de novembro de 2013 o Sistema Cantareira e o Alto Tietê operavam com 32,7% e 48,5% de seu volume, respectivamente; o ano de 2013 foi considerado um marco na crise hídrica do país, com índices de chuva abaixo do esperado.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São Paulo alcance 11.869.660 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
Comments