Administração de Indaiatuba avança 23,2% na aprovação dos moradores
Taxa positiva é a mais alta observada nos últimos 4 anos na cidade
DEZEMBRO DE 2024 - CIDADE DE MÉDIO PORTE
Registrando a maior aprovação em todo período entre novembro de 2020 a dezembro de 2024, a Administração Pública de Indaiatuba saltou de 56,5% para 79,7% de ótimo e bom entre os meses de agosto a dezembro de 2024. A mudança representa aumento de 23,2% nos últimos 4 meses do ano, retomando os patamares mais elevados observados em março do mesmo ano (77,3%). O resultado, referente à percepção dos 400 moradores participantes das pesquisas INDSAT, considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
A mudança também foi expressiva na rejeição do setor, que caiu de 10,1% para 4,5%, queda de 5,6% no período. Na análise geral da rejeição do setor, os dados indicam números baixos ao longo dos últimos 4 anos, com o menor resultado registrado em março de 2022, com 3,8%.
A pesquisa considera ainda a avaliação da Administração Municipal frente aos outros poderes públicos, como o governo estadual e federal. Entre os 3 governos o poder municipal se destaca nos estudos INDSAT, com o melhor desempenho ao atingir 765 pontos e Alto Grau de Satisfação. Logo após, o poder estadual alcançou 752 pontos e Alto Grau, seguido do poder federal, com 419 pontos e Baixo Grau de Satisfação.
A posição atual da Administração Municipal indica avanço nas pesquisas INDSAT, registrando a pontuação mais elevada em quase 1 ano. O Alto Grau se mantém por 4 anos, mesmo período que a administração está acima da média do agrupamento Cidades de Médio Porte. O estudo aponta ainda que, entre os moradores entrevistados, 86,3% acredita que a nova administração do prefeito Dr. Custódio Tavares Dias Neto será positiva. Outros 3,1% indicaram avaliações negativas em relação ao futuro da administração. O atual prefeito tomou posse no primeiro dia de 2025, após o final do mandato do ex-prefeito Nilson Alcides Gaspar.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2025 é de que Indaiatuba alcance 250.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments