Aprovação do Abastecimento de Água de Hortolândia chega a 75,3%
Desempenho do setor é avaliado como 3º melhor da cidade
DEZEMBRO DE 2021 – CIDADE DE MÉDIO PORTE
![](https://static.wixstatic.com/media/acb1a8_657910a4896a4fd5aca3d4249e01cbca~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_533,al_c,q_85,enc_auto/acb1a8_657910a4896a4fd5aca3d4249e01cbca~mv2.jpg)
Pesquisas da INDSAT realizadas em Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP) revelaram que a aprovação do Abastecimento de Água da cidade alcançou o patamar 75,3% de avaliações positivas (8,3% de ótimo e 67% de bom), na opinião dos 400 moradores maiores de 16 anos que participaram do levantamento realizado em dezembro de 2021.
![](https://static.wixstatic.com/media/acb1a8_401fadb4047b4521a4375f021a355977~mv2.jpg/v1/fill/w_773,h_410,al_c,q_80,enc_auto/acb1a8_401fadb4047b4521a4375f021a355977~mv2.jpg)
Os números apresentam ligeira queda em relação às pesquisas de setembro do mesmo ano, quando a aprovação atingiu 76,8%, e segue as tendências de queda observadas logo após o mês de junho, quando a soma de ótimo e bom ainda atingia 88,9%.
No mesmo período, a rejeição também apresentou alterações nas taxas de avaliação, alcançando em dezembro 8,3% de reprovação (5,8% de ruim e 2,5% de péssimo). Nos meses anteriores, as opiniões negativas sobre o Abastecimento somaram 3,3% em setembro e 2,3% em junho. Os valores consideram margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.
![](https://static.wixstatic.com/media/acb1a8_4877b3548986402a8ec0a803d08941da~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_454,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/acb1a8_4877b3548986402a8ec0a803d08941da~mv2.jpg)
Em relação a pontuação do setor, o Abastecimento recebeu 746 pontos e manteve o Alto Grau de Satisfação, se classificando como o 3º melhor serviço da cidade. Entretanto, a média das CMPs superou a pontuação da cidade, alcançando 757 pontos.
![](https://static.wixstatic.com/media/acb1a8_4821033581b445c6a35c8c2f80c2ff3f~mv2.jpg/v1/fill/w_834,h_449,al_c,q_85,enc_auto/acb1a8_4821033581b445c6a35c8c2f80c2ff3f~mv2.jpg)
Segundo informações da prefeitura, no mês de dezembro ocorreram interrupções no Abastecimento de Água da cidade em função do rompimento da adutora em Paulínia, durante obra de terceiros, afetando a distribuição do serviço em Hortolândia.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
![](https://static.wixstatic.com/media/acb1a8_66fd033ff4e743aeb2580a7430b7fd3b~mv2.png/v1/fill/w_467,h_859,al_c,q_90,enc_auto/acb1a8_66fd033ff4e743aeb2580a7430b7fd3b~mv2.png)
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte.
Comments