Aprovação da Limpeza Pública em São José dos Campos se mantém acima de 70% em 2021
Com apenas 2% de ruim e péssimo, avaliação negativa atinge o menor patamar do ano
OUTUBRO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE
A aprovação da Limpeza Pública em São José dos Campos (Cidade de Grande Porte - CGP) se manteve acima dos 70% em todos os quatro levantamentos realizados em 2021. No último estudo, ocorrido em outubro, a soma de ruim e péssimo da Limpeza Pública alcançou seu menor patamar do ano, com apenas 2% de rejeição. O número tem registrado tendências de queda desde fevereiro, quando atingiu 6,7% de reprovação, caindo para 3% em abril. Apesar do aumento observado em julho, quando alcançou 5% de ruim e péssimo, a taxa voltou a cair em outubro, pontuando sua menor porcentagem desde 2020.
O cenário da aprovação foi um pouco mais movimentado, registrando oscilações desde o começo do ano; em fevereiro, a soma de ótimo e bom alcançou 73,3%, saltando para 81,3% em abril. A partir de julho, a aprovação teve queda em seu desempenho, caindo para 78,8% em julho e novamente em outubro, com 76,7%.
Na avaliação dos serviços públicos de São José dos Campos, a Limpeza recebeu a 4ª melhor avaliação entre os 16 setores analisados pela INDSAT, recebendo 767 pontos e Alto Grau de Satisfação. A pontuação da cidade está acima da média do agrupamento, de 717 pontos. Os dados, obtidos através de entrevistas com 600 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.
Na divisão dos bairros de São José dos Campos proposta pela INDSAT, é possível avaliar o desempenho do serviço de forma mais detalhada. Observe no mapa:
Dessa forma, o resultado de ótimo e bom atingido pelo setor 4 (Jardim Diamante, Vista Verde, Jardim Motorama e vizinhanças) é o maior entre os bairros, com 78% de aprovação, seguido pelo setor 6 (Floradas de São José, Residencial Cidade Jardim, Bosque dos Eucaliptos e arredores), com 60,9%. Já a reprovação foi mais expressiva no setor 2 (Vila Cândida, Vila Paiva, Altos da Vila Paiva e adjacências), com 23,5%, seguida do setor 3 (Jardim Topázio, Vila Bandeirantes, Jardim Paulista e proximidades), com 17,5% de rejeição.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).