Aprovação da Limpeza volta a subir em Hortolândia
58% avaliam o serviço como ótimo e bom
JUNHO DE 2021 – CIDADE DE MÉDIO PORTE
Com aprovação em queda entre o período de novembro de 2020 a março de 2021, a Limpeza Pública de Hortolândia voltou a registrar aumento nas avaliações positivas. Pesquisa realizada pela INDSAT em junho mostrou que 58% dos entrevistados aprovam o serviço; taxa é maior que a registrada em março (52,3%) e menor que observada em novembro (78,9%).
Contrária ao desempenho da aprovação, a rejeição da Limpeza aumentou no período. Em novembro, as avaliações positivas eram de apenas 4,5%; em março, o número saltou para 20,4%, e tornou a cair em junho, com 17,7% de reprovação. A pesquisa, realizada com 400 moradores maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.
Na classificação dos serviços da CMP, a Limpeza ocupa o 6º lugar entre os 16 setores públicos analisados pela INDSAT, somando 670 pontos e garantindo o Alto Grau de Satisfação, mas abaixo da média do agrupamento, de 703 pontos.
Para compreensão mais detalhada do desempenho do serviço, a INDSAT propõe a seguinte divisão de Hortolândia:
Com a divisão por setores, é possível observar que a maior aprovação foi registrada no setor 6 (Jardim São Bento, Jardim São Pedro, Jardim Boa Vista e vizinhanças) e no setor 5 (Jardim Rosolen, Chácara Assay, Jardim Santa Esmeralda e arredores), ambos com 50% de aprovação. Já a rejeição foi mais significativa no setor 3 (Jardim Nova Europa, Jardim Santiago, Jardim Aline e proximidades), com 20,6%, e no setor 6, com 18,8%.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments