Aprovação do Abastecimento de Água dispara em Santo André
Setor saiu do Grau Médio de Satisfação registrado em novembro para Alto Grau nos primeiros meses de 2021
ABRIL de 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Que mudança! Entre novembro de 2020 para abril de 2021 o Abastecimento de Água em Santo André saltou de 624 pontos no ranking INDSAT para 741 pontos, alcançando Alto Grau de Satisfação e se aproximando do índice médio de 756 pontos das Cidades de Grande Porte (CGP), agrupamento do qual a cidade está incluída.
No estudo realizado na primeira semana de abril com 600 moradores de Santo André, o serviço de Abastecimento de Água recebeu 8,5% de ótimo, 64,2% de bom, 19,2% de regular, 5,4% de ruim e 2,7% de péssimo. Em novembro, a aprovação era 43,7% (somatório das avaliações de ótimo e bom) e a rejeição alcançava a casa dos 24,1% (somatório dos qualitativos de ruim e péssimo). A margem de erro da pesquisa é de 4% sob um intervalo de confiança de 95%.

A operacionalidade do serviço de Abastecimento em Santo André passou para o comando da Sabesp em setembro de 2019. À época, a companhia anunciou um conjunto de obras que objetivavam a melhora do sistema de água e esgoto no município. No levantamento de abril deste ano, o Abastecimento de Água apareceu como o terceiro melhor serviço público prestado em Santo André.
As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:
Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes
Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes
Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Santo André alcance 694.681 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
Ranking Indsat
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação
INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

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