Arujá se destaca no combate à Covid-19, aponta pesquisa INDSAT
Aprovação do município na luta contra a Covid é o dobro da aprovação do governo estadual, que em Aruja se equipara ao governo federal
MARÇO DE 2021 - CIDADES DE PEQUENO PORTE
Pesquisa realizada pela INDSAT no primeiro trimestre de 2021 revela que a cidade de Arujá tem se destacado entre as Cidades de Pequeno Porte no combate à Covid-19 quando comparada à atuação dos governos estadual e federal.
Ao todo, a atuação da Administração Municipal na luta contra a Covid-19 obteve 582 pontos no ranking INDSAT, o que lhe confere Grau Médio de Satisfação e o coloca dentro da média das Cidades de Pequeno Porte avaliadas pela INDSAT.
Já a atuação dos governos estadual e federal obtiveram a média de 428 e 437 pontos respectivamente, colocando-os com Baixo Grau de Satisfação no critério INDSAT de avaliação.
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos no controle da pandemia. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.
Arujá contra a Covid-19
Para alcançar 589 pontos no ranking INDSAT, a atuação do prefeito Dr. Camargo no combate à Covid obteve 27% de ótimo e bom e 47% de regular, com 26% de ruim e péssimo. O maior índice de aprovação foi observado entre os moradores de Arujá que possuem nível superior, com 32% de ótimo e bom.
No pior momento da pandemia no Brasil, a Prefeitura de Arujá se destaca com forte vantagem em comparação à percepção dos moradores da cidade em relação aos trabalhos do presidente Jair Bolsonaro e do governador João Doria.
Com 437 pontos no ranking INDSAT, a luta de Bolsonaro contra a Covid-19 registrou em Arujá 56% de reprovação e apenas 17% de aprovação. Já atuação de Doria na pandemia alcançou 59% de rejeição e apenas 13% de aprovação.
Novo formato
A partir do primeiro trimestre deste ano, as cidades foram divididas em agrupamentos populacionais, o que tornará o resultado mais justo quando comparadas em rankings.
São 3 agrupamentos:
- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes
- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes
- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Até dezembro de 2020, a INDSAT agrupava seus municípios em 3 regiões: Aglomerado Urbano Piracicaba, Região Metropolitana de Campinas e as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, o que limitava a sua área de atuação a apenas 36 municípios paulistas. Com o novo formato, qualquer município brasileiro pode receber os estudos da INDSAT Brasil.
댓글