Avaré registra salto de dez pontos percentuais na aprovação da Educação
Rejeição do serviço cai de 29,4% para 19,3%
OUTUBRO DE 2021 – CIDADE DE PEQUENO PORTE
Estudo realizado pela INDSAT em Avaré (Cidade de Pequeno Porte) na terceira semana de outubro revelou mudanças significativas em vários critérios de avaliação da Educação. No comparativo com o levantamento realizado em julho, os números do serviço apresentaram oscilações na casa dos dez pontos percentuais tanto na rejeição quanto na aprovação.
Na soma de ótimo e bom, o consolidado de julho atingiu 30,9%, saltando para os atuais 41,2% (3,7% de ótimo e 37,4% de bom). A rejeição de outubro fechou o mês em 19,3%, mas já alcançou 29,4% em julho. Além dos avanços nas avaliações positivas, a nota da Educação também registrou aumento no período, saltando de 566 pontos em julho para 631 pontos em outubro, mantendo o Grau Médio de Satisfação do serviço. Mesmo com a melhora na pontuação, a nota de Avaré ficou abaixo da média das CPPs, de 662 pontos e Alto Grau de Satisfação.
Entre os 16 serviços públicos analisados pela INDSAT em Avaré, a Educação recebeu classificação média, se posicionando em 8º lugar. O estudo tem como base a entrevista com 400 moradores maiores de 16 anos, e considera 4,8% com margem de erro sob intervalo de confiança de 95%.
De acordo com informações da prefeitura municipal, a retomada às aulas presenciais se torna obrigatória a partir do início de novembro, com as escolas municipais atendendo 100% de sua capacidade e seguindo os protocolos sanitários recomendados. A obrigatoriedade não se aplica a pessoas que façam parte do grupo de risco para a Covid-19 e que não tenham completado o ciclo vacinal contra a doença.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Avaré alcance 87.854 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
Commentaires