Cidades de Pequeno Porte registram satisfação elevada na análise da Administração Municipal
Maior parte do setor alcançou indicadores de Grau de Excelência a Médio Grau de Satisfação
1º SEMESTRE DE 2024 - CIDADE DE PEQUENO PORTE
Entre as Cidades de Pequeno Porte avaliadas pela INDSAT no período entre março a junho de 2024, totalizando 8 CPPs, 5 cidades registraram avaliações acima da média em relação à Administração Pública Municipal. Destas, 4 indicaram satisfação mais elevada, considerando 3 CPPs com Alto Grau de Satisfação em uma com Grau de Excelência (Arujá).
A análise dos serviços públicos nas cidades contempladas pelos estudos INDSAT tem como objetivo entender a percepção dos moradores em relação aos 16 setores oferecidos nas cidades, avaliando os serviços com satisfação entre Baixíssima, Baixa, Média, Alta e Excelência. O estudo também classifica o serviço doméstico em relação à média das demais cidades do agrupamento. Neste caso, das 8 CPPs avaliadas no trimestre, 5 conquistaram avaliações acima do observado nas demais cidades do agrupamento, indicando um serviço administrativo superior na cidade de acordo com a percepção dos 400 moradores entrevistados maiores de 16 anos.
As pesquisas obtém ainda os indicadores de aprovação do setor, obtendo a parcela de entrevistados que aprova ou desaprova o governo municipal. Assim como o destaque na satisfação, a aprovação da Administração em Arujá foi a mais elevada entre as CPPs, chegando a 82,9% no estudo realizado em maio. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Rio das Pedras alcance 35.481 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
Comments