CMPs se destacam pelo Abastecimento de Água no 2º trimestre
Seguindo o desempenho observado nas cidades paulistas na primeira metade de 2024, o Abastecimento indicou satisfação elevada nas pesquisas públicas
CIDADES DE MÉDIO PORTE
Considerando os resultados obtidos entre os meses de maio e junho de 2024, o Abastecimento de Água avaliado pela INDSAT nas Cidades de Médio Porte indicou posição de destaque entre o agrupamento, ocupando o 1º lugar no ranking de serviços públicos de cidades como Hortolândia e Mairiporã, por exemplo. Em Mairiporã, o setor se aproximou do Grau de Exelência, com 794 pontos e desempenho mais elevado em mais de 3 anos na CMP.
Já na perspectiva estadual, o setor registrou uma nova marca ao atingir a meta do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Pela proposta, 90% da população deve receber coleta de esgoto; em julho, o estado paulista atingiu 90,54% de cobertura. Entre os demais estados do país, apenas o Distrito Federal supera a cobertura, chegando a 92,30% de coleta de esgoto. O Marco também define métricas para o abastecimento de água da população, estipulando 99% da população coberta com o serviço. De acordo com a mesma pesquisa do Instituto Trata Brasil, DF continua em destaque com 98,99% de atendimento considerando o ano de 2022. São Paulo atingiu o percentual de 95,21%.
Nas CMPs em destaque pelas pesquisas INDSAT, o Abastecimento tem registrado estabilidade entre as entrevistas com moradores, considerando a opinião de 400 entrevistados maiores de 16 anos. A margem de erro do estudo é de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Itaquaquecetuba alcance 372.001 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP)
Comentarios