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Coleta recebe avaliação de melhor serviço de Santo André

  • Foto do escritor: INDSAT
    INDSAT
  • 10 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2022

Com 749 pontos, setor recebe Alto Grau de Satisfação da INDSAT


ABRIL DE 2022 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Setor retoma atividades de Turismo Industrial e Inovação, com aprovação da Coleta de 77,1%. / Foto: Divulgação/PMSA

A Coleta de Lixo de Santo André (Cidade de Grande Porte – CGP) recebeu posição de destaque nas pesquisas da INDSAT que avaliam os 16 serviços públicos da cidade. Com a maior pontuação entre os demais setores, a Coleta se classificou como o melhor serviço de Santo André, recebendo 749 pontos dos moradores entrevistados e alcançando o Alto Grau de Satisfação do levantamento. O desempenho do serviço da cidade é próximo do observado nas demais cidades do agrupamento, de 752 pontos, e mantém a Coleta no patamar de Alto Grau obtido nas pesquisas anteriores.

A evolução da aprovação do setor também registrou bons resultados nas pesquisas de abril, revelando números superiores em relação ao levantamento de janeiro. Com atuais 77,1% de avaliações positivas, distribuídas entre 7,9% de ótimo e 69,2% de bom, a aprovação ultrapassou os resultados do início de 2022, de 74,5%, assim como no final de 2021, de 74,2%. Os números das pesquisas, coletados a partir de entrevistas com 600 moradores de Santo André, consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Com cenário menos positivo que a aprovação, a rejeição apresentou aumento no mesmo período das pesquisas, saltando de 3,7% no final de 2021 para 4,6% no início deste ano, até atingir 6,4% em abril, soma 2,5% de ruim e 3,9% e péssimo. O resultado é similar ao observado no período de um ano atrás, quando a rejeição da Coleta alcançou 6,5% em abril de 2021.

Na divisão dos bairros de Santo André proposta pela INDSAT, é possível avaliar a percepção dos moradores sobre a Coleta. Confira a divisão:

Dessa forma, observa-se que a maior aprovação do serviço foi registrada no setor 5 (Parque Marajoara, Vila Guarani, Vila Humaitá e arredores), com 88,6%, seguida do setor 2 (Vila Lea, Vila Guiomar, Vila Palmares e proximidades), com 81,6%. A rejeição foi mais expressiva no setor 4 (Vila Linda, Silveira, Vila Pires e vizinhanças), com 12,5%, seguida do setor 1 (Jardim das Maravilhas, Utinga, Vila Cláudio e adjacências), com 8,2%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Santo André alcance 694.681 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

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