top of page
982 x 381.png

Educação de Itapira está acima da média das Pequenas Cidades

  • Foto do escritor: INDSAT
    INDSAT
  • 17 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Melhor serviço da cidade, Educação recebe Alto Grau de Satisfação em mais uma pesquisa INDSAT


JUNHO DE 2024 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Mais da metade dos moradores aprova o serviço. Resultados são mais expressivos entre a população de escolaridade fundamental. / Foto: Divulgação/PMI.

Cidade de Pequeno Porte, Itapira recebeu Alto Grau de Satisfação nas avaliações da Educação Pública Municipal. Com 694 pontos, o setor indicou desempenho superior à média do agrupamento, de 672 pontos, se destacando em relação aos demais serviços avaliados na CPP. 1º lugar no ranking doméstico, a Educação registrou a maior satisfação entre os 5 serviços considerados em Itapira. As pesquisas INDSAT, realizadas a cada 3 meses nas cidades participantes dos estudos públicos, ouviram 400 moradores na CPP, maiores de 16 anos. Os resultados refletem exclusivamente a opinião dos entrevistados, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa mostra ainda os resultados da aprovação e rejeição do serviço. Ambos os indicadores registraram queda no último levantamento, considerando 54,9% de avaliações positivas (5,3% de ótimo e 49,6% de bom) e 10% de avaliações negativas (7,1% de ruim e 2,9% de péssimo). A mudança na aprovação mostrou queda de 4,1%, enquanto a rejeição caiu 2,9% entre os meses de março e junho de 2024.

Analisando o perfil demográfico da população, considerando gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Educação foi observada entre a população de escolaridade fundamental, com 70,3%. Já a rejeição atingiu patamares mais elevados entre a população de escolaridade superior, com 17,5%.

Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Itapira alcance 71.827 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



Comentários


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page