Educação Municipal avança no Estado de São Paulo
Pesquisas da INDSAT mostram que a aprovação do serviço subiu no agrupamento de Pequeno Porte
1º SEMESTRE 2024 - CIDADE DE PEQUENO PORTE
Dados obtidos nas pesquisas INDSAT realizadas no 1º semestre deste ano mostram que Cidades de Pequeno Porte registraram aumento na aprovação da Educação Pública. Além disso, todas as CPPs indicaram aprovação acima dos 50% no levantamento, chegando até a 73,6% em cidades como Santa Bárbara d'Oeste. O aumento nos resultados foi mais expressivo em cidades como Arujá, com salto de 12,2% no último semestre. No agrupamento das CPPs, a Educação se destacou entre os melhores serviços observados nas cidades, ocupando os primeiros lugares no ranking doméstico de satisfação, com Alto Grau na INDSAT.
Analisando a Educação no cenário estadual, pesquisas do IBGE referentes ao ano de 2023 mostram que "a porcentagem de crianças de 4 a 5 anos que frequentam a Pré-escola voltou a crescer em 2023, superando índices do período pré-pandemia". Após o cenário observado entre os anos de 2019 a 2022, onde a Educação passou por diversas mudanças em função da pandemia, as escolas retomaram o ritmo anterior, com taxas de escolarização chegando a 92,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os números eram de 92,7% em 2019 e 91,5% em 2022. O estudo mostrou ainda a diferença entre as regiões do país em relação à escolarização da faixa etária (4 a 5 anos), com 94,5% no Sudeste e 86,5% no Norte do país. No Ensino Fundamental, as taxas de matrícula caíram em 2023, representando 94,6%, enquanto os dados a respeito do Ensino Médio indicaram pouca oscilação. Assim como observado na Pré-escola, a diferença entre a região Sudeste e Nordeste é expressiva, com 81% e 65,9% de matrículas, respectivamente.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Rio das Pedras alcance 35.481 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
コメント