Educação Municipal conquista pontuação superior em Nova Odessa
Setor alcança Alto Grau de Satisfação na INDSAT, com 665 pontos
SETEMBRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE
Na primeira pesquisa realizada pela INDSAT no ano de 2022 em Nova Odessa (Cidade de Pequeno Porte – CPP), a Educação Municipal alcançou resultados favoráveis entre os moradores entrevistados. Com desempenho acima da média do agrupamento e Alto Grau de Satisfação, o serviço conquistou 665 pontos em setembro, superando os 619 pontos das demais CPPs.
As avaliações positivas do serviço alcançaram resultados de 47,6%, distribuídos entre opiniões de 3,8% de ótimo e 43,8% de bom. A taxa é superior à rejeição, que fechou o levantamento com 13,3% de avaliações negativas, somadas entre 7,7% de ruim e 5,36% de péssima. Foram entrevistados 400 moradores maiores de 16 anos. Os dados obtidos consideram margem de erro de 4,8%, com intervalo de confiança de 95%.
Entre os moradores divididos por idade, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Educação foi observada na população de 31 a 50 anos, com 55% de avaliações positivas. Já a rejeição foi mais expressiva entre os moradores de 16 a 30 anos, com 18,8% de ruim e péssimo.
Segundo informações divulgadas pelo portal da prefeitura municipal, programas de incentivo à leitura têm sido ativados nas escolas municipais, como o Projeto “Leitura: Ler é Divertido como Brincar”, dedicados a alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino. De acordo com a administração municipal, “o projeto prevê a distribuição de um kit com oito livros para cada um dos 5,6 mil alunos da rede municipal, desde as creches até o Fundamental I”. O projeto atual dá continuidade ao “Lendo em Rede”, programa do ano anterior que distribuiu livros do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Como objetivo, o projeto visa “interação do aluno com universo literário, buscando seu desenvolvimento enquanto ser humano e cidadão”.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Nova Odessa alcance 58.945 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
Comments