top of page

Educação Pública avança nos indicadores de Santo André

Resultados da aprovação e da pontuação mostram evolução mais expressiva dos últimos anos


1º SEMESTRE 2024 - CIDADE DE GRANDE PORTE

33 pontos acima da média das Grandes Cidades e aumento de mais de 10% na aprovação são os resultados mais recentes da Educação Pública de Santo André. O serviço se classificou em 2º lugar no ranking doméstico dos setores públicos da CGP, considerando o total de 10 serviços avaliados na cidade.

As mudanças positivas obtidas na Educação de Santo André incluem salto na pontuação, passando a médoa das CGPs de 655 pontos e atingindo 688 pontos na pesquisa realizada em abril. O resultado indica mais um período do setor com Alto Grau de Satisfação, classificação obtida desde janeiro deste ano. Já na análise do período entre novembro de 2020 a abril deste ano, o número atual é o mais elevado, indicando satisfação dos 600 moradores entrevistados pela INDSAT, maiores de 16 anos.

Os indicadores da aprovação também apresentaram mudanças positivas, considerando 10,9% de aumento no trimestre. Em janeiro, 44,3% dos moradores aprovaram a Educação, saltando para 55,2% em abril. Assim como na pontuação, o número é o mais elevado do período.

Uma análise dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), realizada pela Associação Parceiros da Educação, mostrou que Santo André foi a cidade da região do Grande ABC que mais avançou nos ranking estadual e nacional da Educação. O estudo avalia o período entre 2019 a 2023, baseado no recorte de proficiência do setor. Santo André avançou 173 posições na classificação do Estado e 315 posições na análise nacional. A média recente da Educação na cidade também indicou patamares elevados, considerando 6,5 de média no levantamento nacional envolvendo o Ensino Fundamental 1 da rede municipal; em 2019, a média registrada foi de 6,3. As informações foram divulgadas pelo portal Diário do Grande ABC.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page