Educação Pública Municipal supera média geral das Grandes Cidades
Desempenho observado em Santo André e São José dos Campos no 1º semestre avança e indica pontuação superior às demais Cidades de Grande Porte
Considerando a média geral elevada do agrupamento, o indicador de satisfação da Educação Pública Municipal observado nas Grandes Cidades de Santo André e São José dos Campos superou o obtido nas demais CGPs do Estado de São Paulo. Santo André e São José dos Campos registraram respectivamente 688 e 749 pontos nas pesquisas INDSAT realizadas no 1º semestre de 2024. A média do agrupamento ficou entre 655 a 705 pontos no estudo.
Os resultados mostram a evolução do serviço nas CGPs em destaque, indicando melhora na percepção do serviço por parte dos moradores de cada cidade. Em cada pesquisa individual, a Educação de cada Grande Cidade indica particularidades e oscilações nos últimos meses, mas ambas mantêm o Alto Grau de Satisfação no levantamento INDSAT.
Em Santo André, o setor ocupa o 2º lugar entre 10 serviços públicos avaliados. Em SJC, a Educação é o 4º melhor entre 16 setores.
Informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo relatam que mais de R$1 bilhão foi investido no setor entre janeiro de 2023 a junho deste ano, contabilizando o período de 18 meses. O investimento é referente à obras em escolas e creches públicas, beneficiando mais de 650 mil alunos em 327 cidades. Novas estruturas também foram entregues no período, como 44 creches municipais.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.
Comments