top of page
982 x 381.png

Educação registra média com Alto Grau de Satisfação nas CMPs

  • Foto do escritor: INDSAT
    INDSAT
  • 4 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Há um ano, setor mantém média elevada de satisfação nas cidades contempladas pelas pesquisas

Foto: Divulgação/PMI.

Considerando as avaliações da Educação Pública obtidas pela INDSAT nas pesquisas entre as Cidades de Médio Porte do Estado de São Paulo, a média da Educação registrou Alto Grau de Satisfação no levantamento geral da instituição. Com destaque para algumas cidades como Itaquaquecetuba, Paulínia e Mairiporã, que atingiram nota acima da média do agrupamento, a média da Educação das CMPs avaliadas pela INDSAT mantém a satisfação elevada nas pesquisas, com resultados baseados na percepção dos moradores. Outro destaque positivo foi observado nas avaliações realizadas em Indaiatuba, chegando ao Grau de Excelência nas pesquisas.

O desempenho médio de Alto Grau de Satisfação no setor já é observado há pelo menos um ano, considerando os intervalos entre os meses de março de 2024 a 2024, maio de 2023 a 2024 e junho de 2023 a 2024. Em cidades como Indaiatuba, a frequência observada em relação ao Alto Grau de Satisfação é ainda maior, considerando todo o período entre novembro de 2020 a março de 2024. O período também marca registros de Excelência, como no final de 2021 e 2023.

Com incentivo do governo estadual, a Educação Pública de 365 cidades paulistas terão acesso à plataforma Elefante Letrado, através de convênio, para "aprimorar o desenvolvimento da fluência leitora no processo de alfabetização em sala de aula", segundo informações da Secretaria de Educação do Estado. Ainda de acordo com o portal de notícias oficial, a iniciativa deve beneficiar por volta de 1 milhão de alunos, integrando a nova etapa do programa Alfabetiza Juntos SP. O uso da plataforma, já realizado pela rede estadual, oferece aos alunos da rede municipal o acesso ao acervo de 500 títulos literários, além de provas online de fluência leitora para todos os anos do Ensino Fundamental.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Itaquaquecetuba alcance 372.001 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP)







Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page