Em evolução, Guarda de Itapira se mantém acima da média das CPPs
- INDSAT
- há 26 minutos
- 2 min de leitura
Registrando uma das melhores notas em mais de 3 anos, setor é o 5º melhor serviço avaliado pela INDSAT na cidade
MARÇO DE 2025 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

A Guarda Municipal de Itapira obteve umas das melhores avaliações nas pesquisas INDSAT realizadas no 1º trimestre de 2025. Registrando 719 pontos e Alto Grau de Satisfação a Guarda Municipal ficou em 5º lugar no ranking doméstico da INDSAT, considerando 16 serviços avaliados na Cidade de Pequeno Porte.
Os resultados mostram que entre dezembro de 2024 a março de 2025 o serviço saltou 13 pontos, registrando pela 2ª vez o patamar mais elevado dos últimos anos (719 pontos).
Acima da média, Guarda também ficou 10 pontos acima das demais CPPs, considerando a nota de 709 pontos das demais cidades do agrupamento.
Há mais de 2 anos o setor permanece no Alto Grau de Satisfação na INDSAT, refletindo exclusivamente a opinião de 400 moradores participantes do levantamento. O período é referente ao intervalo entre agosto de 2022 a março deste ano.

A aprovação chegou ao maior resultado dos últimos anos, atingindo 67% dos entrevistados. 6,2% de ótimo e 60,8% de bom formam a aprovação, que saltou 1,6% no 1º trimestre de 2025.
A rejeição caiu 2,2% no mesmo período, considerando 13% no final de 2024 e atuais 10,8% (7,7% de ruim e 3,1% de péssimo). A margem de erro é de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Entre as atividades recentes desenvolvidas pela Guarda Municipal está em destaque a elaboração do cronograma Guardiã da Cidadania - Segurança da Escola para a Vida, em parceria com a Secretaria da Educação. Entre a programação estão inclusas palestras e instalações de monitoramento inteligente para garantir a segurança do ambiente estudantil.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Itapira alcance 73.919
Comentários