Iluminação é o melhor serviço de Rio das Pedras
- INDSAT
- 12 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Com resultados acima da média das Pequenas Cidades, serviço se destaca no levantamento da INDSAT
JUNHO DE 2023 - CIDADES DE PEQUENO PORTE

Dados obtidos em junho em Rio das Pedras classificaram a Iluminação Pública da Cidade de Pequeno Porte (CPP) como o melhor serviço nos indicadores de satisfação. A pesquisa doméstica da INDSAT registrou 769 pontos na Iluminação, mais que a média da 739 das demais CMPs. A nota é a mais elevada no período entre agosto de 2022 e junho deste ano, superando os números de agosto (715 pontos) e novembro (735) do ano anterior.

Os resultados apresentados refletem a opinião dos 400 moradores maiores de 16 anos entrevistados pelo levantamento. Assim, do total de participantes, 84,3% aprova a Iluminação de Rio das Pedras, maior patamar entre agosto e o período atual. As taxas positivas mostraram aumento ao longo do último ano, saltando de 68,5% em agosto para 73,2% em novembro até atingir o número atual, formado por 7,3% de ótimo e 77% de bom.
No caso da rejeição, o comportamento observado na análise do serviço foi o oposto, caindo de 10,5% em agosto para 5,3% em junho, soma de 3,3% de ruim e 2% de péssimo.
Os números obtidos no levantamento consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

De acordo com a prefeitura municipal, até o mês de maio 50% da Iluminação Pública cidade recebeu atualização no sistema, substituindo as lâmpadas anteriores por instalações de LED. A informação divulgada em maio pelas redes sociais da prefeitura da CPP afirma que 18 bairros já possuem as novas instalações.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Rio das Pedras alcance 35.481 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
Comments