Indaiatuba tem 3 serviços públicos com Grau de Excelência
Qualidade de Vida, Coleta de Lixo e Iluminação Pública alcançaram o mais elevado grau de satisfação
MARÇO DE 2021 - CIDADES DE MÉDIO PORTE
Áreas essenciais para garantir a Qualidade de Vida da cidade de Indaiatuba conseguiram classificação máxima em satisfação. Pesquisa realizada durante a última semana de março/2021 mostram que três setores analisados pela INDSAT registraram índices superiores a 806 pontos.
Todos os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação aos serviços públicos. Coleta de Lixo, Iluminação Pública e Qualidade de Vida são três áreas diferentes estudadas pela INDSAT. Foram ouvidos 400 moradores da cidade maiores de 16 anos. A margem de erro do estudo é de 4,8% sob um intervalo de confiança de 95%.
A Coleta de Lixo, atualmente prestada pela Corpus, é aprovada por 89,7% dos entrevistados. Conforme divulgado pela Prefeitura no último dia 5 de fevereiro, a empresa responsável e a gestão municipal iniciaram um novo plano de coleta de lixo. De acordo com o município, algumas regiões tiveram a frequência de coleta ampliada durante a semana. A cidade também possui ilhas ecológicas que recolhem materiais recicláveis em diversos pontos da cidade.
Na mesma linha, a Iluminação Pública registrou 806 pontos. O Grau de Excelência foi conquistado porque 84,3% da população aprovaram as luzes urbanas. Já a Qualidade de Vida reflete a percepção dos moradores em relação à morar na cidade. Neste caso, 84,4% dos entrevistados consideram que este cenário está “ótimo” ou “bom”.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal.
A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.
Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:
- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes
- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes
- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Indaiatuba alcance 245.366 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments