top of page
982x381px (2).png

Moradores apontam Alto Grau de Satisfação com Administração de Indaiatuba

INDSAT

Serviço público se manteve em patamar elevado nos últimos dois anos, acima da média das CMPs


MARÇO DE 2023 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Índice de aprovação está entre os mais altos do período avaliado. / Foto: Divulgação/PMI.

Na classificação da INDSAT entre os níveis de satisfação de um serviço público, a Administração Municipal de Indaiatuba alcançou mais uma vez o Alto Grau de Satisfação nas pesquisas com os moradores da cidade. O levantamento, realizado periodicamente desde novembro de 2020 na Cidade de Médio Porte (CMP), concedeu em março deste ano 759 pontos ao setor, avaliação superior à média do agrupamento, de 695 pontos.

Ao longo dos últimos dois anos, o desempenho da Administração da CMP tem se mantido em patamar elevado na INDSAT, sempre acima da pontuação média registrada pelas demais do agrupamento. Em avaliações mais recentes, a maior diferença entre a nota obtida em Indaiatuba e a média das CMPs foi observada em setembro do ano anterior, chegando a 119 pontos.

A aprovação do serviço chegou a 76,4%. O resultado representa uma das maiores avaliações positivas da Administração, próximo do maior patamar do período registrado em dezembro de 2021 (78,5%). Formado por 11,4% de ótimo e 65% de bom, o número indica aprovação da maior parte dos moradores pelo trabalho realizado na cidade. No caso da rejeição, as taxas aumentaram entre o final de 2022 e março deste ano, indicando 5,2% na pesquisa atual.

Além da Administração Municipal, o estudo da INDSAT avalia a satisfação com o governo estadual e federal. Entre os 3 avaliados, o governo municipal se destaca com o melhor desempenho, seguido do poder estadual, também com Alto Grau de Satisfação, e o poder federal, com Grau Médio de Satisfação.

Nas atribuições em relação ao prefeito de Indaiatuba, receberam Alto Grau de Satisfação os critérios de “inteligente”, “simpático” e “honesto”. A “proximidade com o povo” foi classificada com Grau Médio de Satisfação. As pesquisas, desenvolvidas pela INDSAT com a participação de 400 moradores com 16 anos ou mais, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

De acordo com as informações oficiais da prefeitura municipal, a Administração da CMP foi avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conquistando nota B no Índice de Efetividade de Gestão Municipal de 2022, referente à gestão de 2021. A nota indica “efetiva”, classificando a Administração entre as 33 melhor avaliadas do Estado. O levantamento também indica que a cidade está acima da média das 644 cidades paulistas avaliadas com nota C, ou seja, “baixo nível de adequação” em relação à aplicação dos recursos públicos.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Indaiatuba alcance 247.890 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comentários


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page