top of page
982x381px (2).png

No começo do 2º trimestre, Merenda Escolar de Piracicaba alcança Alto Grau de Satisfação

  • Foto do escritor: INDSAT
    INDSAT
  • 3 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Classificado entre os melhores serviços públicos, Merenda se aproxima da média das Grandes Cidades


ABRIL DE 2023 - CIDADES DE GRANDE PORTE

Aprovação do serviço aumento e alcança mais da metade dos moradores na cidade. / Fotos: Fábio Lisboa/PMP.

A Merenda Escolar de Piracicaba (Cidade de Grande Porte - CGP) atingiu o Alto Grau de Satisfação nas pesquisas da INDSAT realizadas no 2º trimestre de 2023, com 667 pontos. O indicador, registrado pelo serviço pela primeira vez no período entre julho de 2022 e abril deste ano, representa salto expressivo em relação aos resultados observados em janeiro, quando a Merenda obteve Grau Médio de Satisfação. O número atual é o mais alto registrado pelas pesquisas na cidade, se aproximando da média das CGPs, de 670 pontos.

O levantamento avalia os 16 serviços públicos oferecidos pela cidade, classificando sua posição de acordo com a pontuação obtida nas pesquisas. Em Piracicaba, o ranking doméstico da INDAT posiciona a Merenda em 4º lugar na CGP.

Entre os moradores entrevistados pela pesquisa, a aprovação avançou no período, evoluindo de 36,2% em janeiro para 55% em abril. Formada por 8,1% de ótimo e 46,9% de bom, a avaliação positiva atual é a mais elevada entre julho de 2022 e o 2º trimestre deste ano. Os indicadores chegaram a 23,2% em outubro passado, avançando até os resultados recentes. Participaram da pesquisa 600 moradores maiores de 16 anos. Os dados consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Na rejeição, as taxas caíram no último ano, chegando ao menor resultado em abril, com 22,1%. As considerações de 14,4% de ruim e 7,6% de péssimo são mais baixas que as observadas nos meses anteriores, quando as avaliações negativas chegaram a 34,5% em outubro de 2022, por exemplo. Em janeiro de 2023, o patamar começou a diminuir, registrando 25,5% de reprovação entre os entrevistados.

De acordo com dados recentes divulgados pela prefeitura, o serviço atende 36 mil alunos da Rede Municipal, oferecendo cardápio "variado e nutritivo" aos beneficiados. Através das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Merenda de Piracicaba deve atender obrigatoriedades como a restrição de alimentos processados, redução de oferta de doces e/ou alimentos com adição de açúcar e quantidades mínimas de frutas, legumes e verduras aos alunos.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Piracicaba alcance 393.062 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).



Komentáře


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page