Pesquisa indica cidades em destaque na Geração de Empregos no Estado de São Paulo
No ranking de 50 cidades paulistas, CMPs revelam números positivos na criação de novas vagas de carteira assinada
1º SEMESTRE DE 2024 - CIDADES DE MÉDIO PORTE
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados no portal do Governo de São Paulo mostraram as 50 cidades do estado com maior número de vagas com carteira assinada criadas entre os meses de julho e agosto deste ano. Entre os locais apontados pela pesquisa estão Cidades de Médio Porte (CMP) como Limeira, Indaiatuba e Itaquaquecetuba, em 17º, 22º e 35º lugar, respectivamente. Foram registraram 502 vagas em Limeira, 414 em Indaiatuba e 329 em Itaquaquecetuba, considerando o período entre julho e agosto de 2024.
Nas pesquisas INDSAT, as taxas de Geração de Emprego em Indaiatuba indicaram das taxas de satisfação elevadas, com Alto Grau de Satisfação e 769 pontos, acima da média do agrupamento. Em Limeira, os resultados mantiveram os patamares observados nos meses anteriores, com Grau Médio de Satisfação e 635 pontos. Cenário similar foi observado em Itaquaquecetuba, onde a Geração de Empregos ficou abaixo da média com 578 pontos e Grau Médio de Satisfação entre os moradores.
A pesquisa estadual revelou que, no total, 60.770 vagas foram criadas apenas no mês de agosto no estado. Já entre janeiro a agosto deste ano, foram criadas 502.167 oportunidades de emprego. No acumulado do ano, entre agosto de 2023 a agosto de 2024, o total chegou a 493.984 vagas ofertadas. O primeiro lugar do ranking das 50 cidades foi a capital São Paulo, com 20.122 vagas apenas em maio.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Itaquaquecetuba alcance 372.001 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP)
Comments