Prefeitos avaliados com Alto Grau de Satisfação pela INDSAT foram reeleitos
100% dos candidatos classificados com Alto Grau mantiveram a administração ou elegeram seus sucessores
ELEIÇÕES 2024
Mais uma vez, a análise de satisfação dos prefeitos e o resultado seguinte das eleições municipais paulistas de 2024 mostraram que 100% dos candidatos avaliados com Alto Grau de Satisfação na INDSAT foram reeleitos. Com mais de 100 prefeitos acompanhados pela INDSAT entre os meses de agosto e outubro de 2024, 26 registraram Alto Grau e 26 foram reeleitos nas disputas municipais.
A eleição recente marca a terceira vez que a metodologia INDSAT confere aos prefeitos com Alto Grau de Satisfação destaque nas eleições, indicando sua reeleição ou eleição de seus sucessores, sem exceções. Desde 2016, as pesquisas realizadas pela INDSAT observam o padrão na avaliação dos prefeitos, que indica que a partir da marca 650 pontos o governante alcança a reeleição.
Alguns candidatos indicam segurança ainda maior de reeleição, por atingirem Grau de Excelência nos índices de satisfação. É o caso de candidatos como Dr. Camargo em Arujá (94,32% de votos válidos), Vitão Riccomini em Capivari (88,38% de votos válidos) e Delegado Eduardo Boigues em Itaquaquecetuba (91,70% de votos válidos). Já os candidatos Tião Mazziero, sucessor de Ruy Fávaro em Dois Córregos, e Teco, sucessor de Igor Soares em Itapevi, foram seguidos pelo Grau de Excelência de seus apoiadores.
A importância do apoio do prefeito anterior, avaliado com Alto Grau de Satisfação, foi observada em Barueri, onde o candidato Beto Piteri (56,48% dos votos válidos) estava atrás nas pesquisas até anunciar o apoio do então prefeito Rubens Furlan. O mesmo aconteceu em Bertioga, com o atual prefeito eleito Marcelo Vilares (68,48% dos votos válidos). Os dois cenários já tinham sido previstos pela INDSAT, em razão das avaliações obtidas nas pesquisas.
Cidades como São Pedro, avaliada pela primeira vez na INDSAT na semana anterior às eleições, registrou Alto Grau de Satisfação para o prefeito Thiago Silva. O resultado da disputa reelegeu o prefeito, com 53,63% dos votos válidos e 686 pontos INDSAT.
Comments