Qualidade de Vida de Santa Bárbara d'Oeste está acima da média das CMPs
- INDSAT
- 5 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Segmento foi avaliado entre os melhores da cidade, 70 pontos acima do agrupamento de Médio Porte
JANEIRO DE 2024 - CIDADES DE MÉDIO PORTE

Em levantamento realizado no começo de 2024, a INDSAT avaliou a Qualidade de Vida de Santa Bárbara d'Oeste e classificou o segmento entre os melhores indicadores de satisfação da Cidade de Médio Porte, alcançando 792 pontos e Alto Grau de Satisfação entre os moradores. Definida por critérios como segurança, renda e moradia segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Qualidade de Vida foi classificada em 2º lugar entre os 16 serviços públicos de Santa Bárbara, acima da média das CMPs, de 722 pontos. A nota do serviço está a apenas 8 pontos de atingir o nível mais alto de satisfação da INDSAT, o Grau de Excelência, obtido a partir de 800 pontos.

Entre os 400 moradores maiores de 16 anos participantes do estudo, 90,2% aprovam o setor, soma de 7,8% de ótimo e 82,3% de bom. A rejeição, de 1,8%, indica considerações apenas do critério 'ruim" sem nenhuma indicação de "péssimo".
A pesquisa avalia ainda resultados a respeito da sensação de morar em Santa Bárbara. 97,3% avalia a experiência com satisfação. 2% estão insatisfeitos. Outros 0,8% não souberam responder.

Divididos por perfil demográfico como gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião, os moradores indicaram maior aprovação da Qualidade de Vida entre o grupo de escolaridade fundamental, com 92,8%. O resultado mais elevado da rejeição foi registrado entre a população evangélica, com 14,1%. Os dados obtidos pela INDSAT consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Santa Bárbara d'Oeste alcance 183.284 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comentarios