top of page
982 x 381.png

Qualidade de Vida se destaca entre segmentos avaliados nas Pequenas Cidades

  • Foto do escritor: INDSAT
    INDSAT
  • 16 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Análise entre as cidades contempladas pelas pesquisas INDSAT mostra que a Qualidade de Vida tem média elevada nas CPPs; pontuação doméstica é ainda maior

Levantamento INDSAT do 1º semestre, reunindo pesquisas realizadas nas Cidades de Pequeno Porte (CPP) do Estado de São Paulo, mostra que a Qualidade de Vida do agrupamento registrou pontuação elevada nos primeiros seis meses de 2024. A média geral das CPPs manteve o Alto Grau de Satisfação observado em períodos anteriores e o desempenho do segmento em cada cidade contemplada pelas pesquisas indicou resultados ainda mais elevados, em sua maioria acima da média observada nas demais CPPs.

Com notas entre 720 pontos a 790 pontos, cidades como Rio das Pedras, Nova Odessa, Vinhedo e Arujá receberam os estudos de satisfação da INDSAT, considerando a opinião de 400 moradores maiores de 16 anos. Como média geral, a pesquisa registrou até 768 pontos.

Ainda considerando as cidades mencionadas, a Qualidade de Vida se manteve entre os 5 melhores serviços da CPP, se destacando entre os 16 setores públicos avaliados em cada local.

Como Qualidade de Vida, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define o conceito como avaliação de tópicos como renda, moradia, saúde e emprego, além da "percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". Nas pesquisas INDSAT, resultados a respeito de como a população se sente morando em cada cidade avaliada mostra que a aprovação está acima de 85%, chegando a 94% em cidades como Arujá.


Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Rio das Pedras alcance 35.481 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Kommentare


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page