Segurança Pública de Piracicaba encerra 2024 em evolução
Aprovação saltou 21,5% no último trimestre, alcançando maior patamar positivo em mais de 2 anos
NOVEMBRO DE 2024 - CIDADE DE GRANDE PORTE
Levantamento realizado em Piracicaba (Cidade de Grande Porte - CGP) no final de 2024 mostrou que a Segurança Pública registrou avanço expressivo entre os meses de agosto de novembro de 2024. Com atuais 48,7% de aprovação, os resultados positivos saltaram 21,5% no último trimestre, maior mudança observada no serviço em mais de 2 anos. O resultado representa a maior aprovação do período, considerando a percepção de 600 moradores maiores de 16 anos participantes das pesquisas. Até o momento, a maior aprovação obtida na Segurança Pública da CGP foi registrada em janeiro deste ano, com 42,4%.
A rejeição diminuiu no período, indicando um dos menores resultados nas pesquisas INDSAT em Piracicaba. No estudo recente, 21,4% dos moradores disseram reprovar o serviço, 7,6% abaixo dos 29% obtidos em agosto deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
No ranking doméstico INDSAT, a Segurança ocupa o 9º lugar entre os 16 serviços avaliados na CGP. Com 651 pontos, é a primeira vez que a Segurança atinge o Alto Grau de Satisfação no levantamento, superando a
média de 635 pontos das demais cidades do agrupamento.
Em virtude das movimentações de final de ano no comércio da cidade, a prefeitura e a Guarda Municipal deram início em dezembro a operação do Comércio Seguro, "reforçando e intensificando o patrulhamento nos principais corredores comerciais da cidade". Segundo informações da administração municipal, a operação acontece até o dia 24 de dezembro.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Piracicaba alcance 427.094 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
Comments