Soma de ótimo e bom da Merenda chega a 36% em São Paulo
Taxa é a maior registrada desde novembro do ano anterior, quando serviço recebeu 30,6%
NOVEMBRO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE
O patamar de aprovação da Merenda Escolar de São Paulo (Cidade de Grande Porte – CGP) alcançou em novembro o maior índice nas pesquisas da INDSAT. Com 36% de avaliações positivas, distribuídas entre 0,9% de ótimo e 35,1% de bom, a taxa de aprovação do serviço é a maior registrada desde novembro do ano anterior, quando alcançou 30,6% de ótimo e bom, e superior ao levantamento de maio deste ano, com 26,8%.
O mesmo comportamento foi observado na rejeição da Merenda, que fechou as pesquisas de novembro com 18,4% (6% de ruim e 12,3% de péssimo). A somatória obtida no levantamento atual é a menor registrada no período entre novembro de 2020 e novembro de 2021, mas já atingiu índices de 28,5% no final do ano anterior e 28% em maio deste ano. O estudo contou com a participação de 600 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.
Refletindo a evolução apresentada nos demais indicadores, a pontuação do serviço também demonstrou melhora, saltando de 565 pontos em maio para 612 pontos em novembro. Apesar do aumento, a pontuação da Merenda de São Paulo ficou abaixo da média das CGPs, de 656 pontos, e manteve o Grau Médio de Satisfação. No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 setores públicos da cidade, o serviço se classificou em 5º lugar.
De acordo com informações divulgadas pelo portal da prefeitura, desde abril do ano anterior a administração pública já pagou mais R$1,3 bilhão em cartão merenda para os estudantes da rede municipal de ensino, com o objetivo de garantir a alimentação saudável dos alunos mesmo no período de aulas remotas em função da pandemia. Apenas em dezembro deste ano, o valor investido na iniciativa é de R$77 milhões de reais. A prefeitura também informa que o benefício termina no final deste ano, e que o saldo ficará disponível até 31 de dezembro de 2021.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São Paulo alcance 11.869.660 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
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