Transporte Público nas Grandes Cidades indica maior deslocamento para trabalho e estudo
Pesquisa mostra que em São José dos Campos 78,8% dos deslocamentos diários dos moradores são motivados pelo trabalho e 7,3% pelos estudos
1º SEMESTRE 2024 - CIDADES DE GRANDE PORTE
Resultados obtidos nas pesquisas INDSAT do 1º semestre de 2024 mostram que a maior motivação de deslocamento dos moradores de São José dos Campos é dedicada ao trabalho e aos estudos, seguida de questões envolvendo saúde ou afazeres gerais. Considerando o Transporte Público utilizado para a movimentação dos moradores, a avaliação do serviço na Grande Cidade registrou Grau Médio de Satisfação, com 600 pontos INDSAT acima da média do agrupamento, de 569 pontos. O resultado é referente ao início do 2º trimestre de 2024. Em desenvolvimento na cidade, a Linha Verde tem se destacado na CGP, visando a redução da poluição e emissão de CO2, além de maior agilidade nos trajetos.
Outra pauta comum às cidades do estado de São Paulo é a adesão aos projetos de tarifa zero ou passe livre. O estado representa o maior número de municípios com a iniciativa, chegando a 25 cidades praticando a taxa zero.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.