Trânsito alcança Alto Grau de Satisfação em Itu
- INDSAT
- 18 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Mais de 100 pontos acima da média, setor está entre os 10 melhores avaliados na cidade
DEZEMBRO DE 2024 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Avaliada pela primeira vez na INDSAT, Itu obteve Alto Grau de Satisfação na análise do Trânsito da cidade, baseada exclusivamente na opinião dos moradores participantes das pesquisas. Com 658 pontos, o setor ultrapassou a média de 548 pontos das demais Cidades de Médio Porte, ocupando o 7º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados pelo estudo. Classificada entre os 10 melhores serviços, o Trânsito se destacou na primeira pesquisa de satisfação realizada na CMP.
A aprovação dos moradores, avaliada sob margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%, chegou a 47,5%, soma de 5,5% de ótimo e 42% de bom. Já a rejeição atingiu o patamar de 17% entre os participantes do estudo, resultado de 9,8 de ruim e 7,3% de péssimo. O levantamento contou com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos. Todos os entrevistados tem idade a partir de 16 anos.
Segundo informações da prefeitura municipal, em 2024 a cidade passou a integrar o Sistema DAT (Declaração de Acidente de Trânsito), com plataforma própria para o registro online de ocorrências. O sistema nacional é implementado de forma individual em cada cidade e permite que a Guarda Civil Municipal tenha acesso às informações de transito, segurança e ocorrências.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Itu alcance 168.918 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments